Acervo

O conjunto de documentos sob guarda do Centro de Memória CR Almeida foi reunido durante a pesquisa histórica sobre as origens dos empreendimentos de Cecilio do Rego Almeida e a da constituição das principais empresas que hoje compõem os principais negócios da família, acionistas do Grupo CR Almeida. Com a constituição do Centro de Memória, em 2009, as pesquisas nas empresas foram aprofundadas e o acervo original foi enriquecido.

O Centro de Memória CR Almeida possui sob sua guarda ou tem referenciado documentos gerados e/ou acumulados por todas as empresas do Grupo, desde a origem dos empreendimentos, em 1958, até hoje, incluindo empresas já desativadas. Alguns documentos incorporados com a aquisição de outras empresas também fazem parte do acervo, e datam desde os anos 1930.

O volume e a riqueza da documentação já resgatada e sistematizada permitem não só a preservação da Memória do Grupo CR Almeida, mas, principalmente, a reconstituição de importantes etapas da evolução tecnológica na engenharia do Brasil e no desenvolvimento da infraestrutura em nível regional e nacional, destacando o papel específico desempenhado pelas empresas do Grupo neste cenário e suas relações com o contexto político e econômico mais amplo.

O acervo engloba três conjuntos principais: memórias das empresas –Memória CR Almeida Engenharia de Obras, Memória Britanite e Memória EcoRodovias-; documentos doados ou adquiridos, referentes à história da família do fundador; e documentos provenientes da Associação Atlética dos Funcionários - ASACRAL .

Além destes três conjuntos, convencionou-se a criação de um fundo fechado, que agrupa os documentos provenientes das empresas do Grupo que tiveram suas atividades descontinuadas ao longo dos anos.

O acervo possui, ainda, banco de depoimentos, biblioteca técnica e acervo museológico.